3 de fev de 2017

0

Raniery acredita em 3ª via para o PMDB, que ainda vai definir se fica na base ou na oposição

A possibilidade de o PMDB integrar este ano o bloco da oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba já cria expectativas de mais espaço para o grupo nas comissões permanentes da Casa de Epitácio Pessoa, que ganharia mais uma vaga. Diferente do ano passado, que Raniery Paulino era minoria na oposição ao governo, este ano o partido está dividido, com Nabor Wanderley e Jullys Roberto na base e Raniery e Ricardo Marcelo na oposição.

Raniery garante que, embora estejam em lados diferentes, os peemedebistas estão unidos e brincou: “Só não fumamos o charuto da paz porque não há fumantes no grupo”. Ele afirma, ainda, que há outras possibilidades para o partido além de integrar-se aos blocos da oposição e situação, mas não adiantou que terceira via seria essa.

Pelo Regimento, o partido não é obrigado a integrar um bloco e até poderia criar uma terceira opção, mas perderia a chance de indicar membros para as comissões porque não atingira o percentual necessário para o preenchimento de vagas.

Ainda segundo Raniery, os peemedebistas deverão entrar em um entendimento e não haverá a necessidade de intervenção da Executiva Estadual. “A nossa relação é muito boa e respeitosa. Vamos procurar um entendimento entre nós que consiga contemporizar as posições de cada um”, disse o parlamentar.

Embora não seja oficial, há uma expectativa de que o prazo para a definição dos blocos partidários seja dilatado. Em tese, os partidos teriam que se acomodar na próxima terça-feira, quando ocorrerá a primeira sessão ordinária da Casa. No biênio passado, a divisão de espaço nas comissões era de cinco (base) para dois (oposição), no caso da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e Comissão de Acompanhamento e Controle da Execução Orçamentária, e quatro para um nas demais comissões com cinco membros.

A reportagem tentou falar por telefone com os peemedebistas da base do governo, mas não obteve retorno das ligações até a sua publicação.


Blog do Gordinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário