20 de nov de 2016

1

Nova etapa da Barragem Retiro será iniciada nesta segunda, diz engenheiro

Wilson Lopes em entrevista ao radialista Flávio Fennandes - Imagem: Blog do Flávio Fernandes

Após dois anos de espera, a obra da Barragem Retiro, localizada na zona rural de Cuité, Curimataú paraibano, avança mais uma etapa. De acordo com o engenheiro da empresa responsável pela obra, Wilson Lopes, a partir desta segunda-feira (21) será iniciada uma nova fase da obra e poderá ser o passo mais importante antes da sua construção. Após a descoberta de inscrições rupestres no local, a obra foi suspensa até que estudos fossem realizados junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Sítio arqueológico com inscrições rupestres encontradas no eixo da barragem - Imagem: Edson Calado

Em entrevista ao radialista Flávio Fernandes, no programa semanal “Rádio Debate”, Wilson destacou que nesta segunda-feira (21) um arqueólogo dará início a um trabalho de prospecção no eixo do barramento da barragem, que deve durar de 15 a 20 dias. “Após esse estudo, será gerado um relatório que será enviado ao IPHAN e daí a gente vai obter uma licença, mesmo que provisória, pra começar a escavação da nossa tão esperada barragem”, disse.

A prospecção é uma escavação para constatar a incidência de outros sítios arqueológicos ou a localização de objetos na área próxima a pedra onde foram encontradas as inscrições rupestres.

Obras do Sistema Adutor em andamento - Imagem: Flávio Fernandes

Enquanto aguardava a liberação de tais estudos, a empresa adiantou a construção do Sistema Adutor Retiro, que já se encontra 80% concluído, conforme adiantou o engenheiro.

Visita do ex-prefeito de Cuité, Jaime Pereira, ao local da construção da barragem - Imagem: Flávio Fernandes

Com um investimento de R$ 48 milhões, a Barragem e o Sistema Adutor Retiro terá capacidade para armazenar 50 milhões de metros cúbicos de água e beneficiará mais de 45 mil habitantes. A obra é considerada a redenção do Curimataú paraibano.

Clique aqui e continue acessando o PoliticandoPB ou clique aqui e curta a nossa página no Facebook

PoliticandoPB

Um comentário:

  1. Fico feliz em saber que a obra referente a execução do talude da barragem do RETIRO vai ser reiniciada e em ritmo acelerado.
    Espero que o GOVERNO também dê atenção a barragem do CAIS, pois necessita fazer algumas intervenções com a finalidade de restaurar o talude e a limpeza na parte do montante da barragem para que a mesma recupere a capacidade de armazenamento de água.
    Feito a barragem do RETIRO e os serviços de restaurações da barragem do CAIS, aí sim será a REDENÇÃO do Curimataú.

    ResponderExcluir